Primeira Intervenção - Incêndios

Os extintores são equipamentos de primeira intervenção na extinção de incêndios.

A sua importância decorre do seu fácil manuseamento, imediata disponibilidade e possibilidade de serem utilizados por uma única pessoa. Permitem ainda iniciar com rapidez as ações de extinção, na fase inicial de um incêndio. Os extintores não têm capacidade para combater incêndios de grandes dimensões, já que são, essencialmente, equipamentos de primeira intervenção com capacidade limitada.

Para além da adequada manutenção dos extintores, são também fatores relevantes para a capacidade de atuação destes equipamentos a sua adequada instalação, o tipo, a capacidade, a eficácia, o número de equipamentos necessários em função do risco, a sua sinalização e a sua correta utilização.

As entidades profissionais, quer coletivas quer individuais, e os seus colaboradores da área de segurança contra incêndios, estão obrigados ao cumprimento de vários requisitos legais e à formalização deste cumprimento junto da entidade competente – Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Tendo em vista elevar os níveis de qualidade da prestação do serviço e de responsabilização das entidades que operam no mercado, a norma NP4413:2019 define o conjunto de procedimentos a observar na manutenção de extintores e os requisitos de certificação do serviço, os quais devem ser auditados por organismo de certificação acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

A norma NP4413:2019 aplica-se a todas as entidades prestadoras do serviço de manutenção de extintores, independentemente da sua dimensão, contemplando os aspetos críticos para assegurar a qualidade do serviço.

O Processo:

1.
2.
3.

934 504 663

Quero falar com a Matilde.